5 habilidades que todo corretor de imóveis deve dominar

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on facebook
Share on twitter

Segundo o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI), o Brasil possui aproximadamente 400 mil corretores de imóveis regularmente inscritos no CRECI.

Intermediando as transações do mercado imobiliário, os corretores de imóveis são figuras importantes no cenário econômico do país. Além de auxiliarem na conquista da primeira casa própria, proporcionam sonhos que, muitas vezes, atravessam gerações. A aquisição daquela belíssima casa de praia, reduto de paz, tranquilidade e férias, é um exemplo.

Com o alto volume de profissionais no mercado, destacam-se na jornada e venda de imóveis aqueles que possuem habilidades e qualidades específicas. Afinal, trata-se de uma compra de alto valor agregado, a qual exige um atendimento consultivo de excelência, com qualidade e, acima de tudo, que satisfaça os desejos do potencial cliente.

O Centro Imobiliário possui quase 20 anos de tradição e experiência em compra e venda de imóveis no litoral Sul de São Paulo. Ao longo destes anos, delineamos processos muito bem definidos, que valorizam as habilidades pessoais de cada corretor de imóveis, aliando-as às novas tecnologias, infraestrutura e necessidades do mercado.

Continue a leitura conosco e conheça 5 habilidades que todo corretor de imóveis deve dominar!


1. Clareza na comunicação

Ter uma comunicação clara e sem ruídos é fundamental para compreender o que nos é falado e repassar a mensagem que desejamos. Essa é uma habilidade valiosa para os corretores de imóveis, já que permite total compreensão sobre os desejos e preferências do comprador, facilitando a oferta de imóveis.

Diferente de alguns dons considerados naturais, é possível conquistar uma boa comunicação a partir de treinamentos específicos. Então, fique tranquilo se você não se sentir aquele comunicador nato, ok?

Ah, cursos que abrangem técnicas de comunicação e oratória são excelentes para a ampla qualificação profissional dos corretores de imóveis.
Há opções pagas, mas você também encontra alguns materiais e vídeos gratuitos na internet.


2. Busca constante por conhecimento

Ser um profissional que busca conhecimento a todo o tempo não é algo exclusivo do segmento imobiliário. Porém, este é um nicho em constante evolução.

Antigamente, era comum que tivéssemos situações nas quais o corretor prospectava e encontrava um cliente sem informações preliminares. Neste cenário, o profissional era responsável por oferecer todas as informações e, indiretamente, guiar todo o processo.

Hoje é diferente. Especialmente com a popularização dos canais digitais, muitas vezes o interessado pelo imóvel chega ao corretor já com um amplo leque de dados. Ele espera, no mínimo, que suas dúvidas sejam esclarecidas com total precisão.

Vale destacar que aqui não falamos apenas sobre o conhecimento acerca do imóvel, seu entorno, vantagens e diferenciais. O corretor deve ter uma base, mesmo que leve, em tópicos como financiamento imobiliário, documentações, IPTU, matrícula e registro de imóveis.

Dica extra para você, corretor: o Centro Imobiliário possui uma correspondente CAIXA exclusiva, bem como departamentos próprios de Jurídico, Marketing e Fotografia. Assim, corretor e cliente têm o suporte necessário durante a negociação. 

Hard Sell e Soft Sell: guia básico para corretores de imóveis


3. Capacidade de autogerenciamento

Falar sobre autogerenciamento envolve também o autoconhecimento. Mesmo que você trabalhe em parceria com uma imobiliária, sua atividade será autônoma e o sucesso dependerá exclusivamente de suas ações.

O primeiro passo, antes de gerenciar o seu tempo e demandas, é se conhecer. Entender, de fato, quais são suas fraquezas, dificuldades e habilidades permite que você recalcule rotas mais facilmente e obtenha êxito em suas demandas. Ah, e claro, solicite ajuda quando pertinente.

Já quando o assunto é gerenciamento de tarefas e de tempo, você pode usar algumas ferramentas tecnológicas ou, até mesmo manuais, para otimizar as ações do dia a dia.

No Google Agenda, por exemplo, você pode criar sua agenda de visitas, controlar prazos documentais, e organizar reuniões com clientes. Com o Trello, é possível criar uma rotina de compromissos que pode ser facilmente visualizada, além de anexar documentos importantes.

Lembrando, claro, que além do sucesso nas vendas, ter autogerenciamento reflete diretamente no equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional. É fundamental ter tempo livre para trabalhar, descansar e se divertir!

 

4. Poder de resiliência

Assim como em qualquer profissão, o corretor de imóveis também passa por grandes desafios e adversidades. Seja em uma potencial venda que não foi fechada, seja na necessidade de lidar com objeções mais complexas, é preciso manter o pensamento positivo e estar preparado para seguir.

Neste contexto, a resiliência surge como uma mola propulsora capaz de acalmar, fazer refletir e recalcular rotas. 

Independente da situação, ela será passageira e terá solução. Ser resiliente é ter a força e concentração necessários para lidar com os contratempos e encontrar alternativas viáveis.

Profissão Corretor: como saber se você tem o perfil ideal?


5. Proatividade

Você sabe o que é ser proativo? É antecipar-se às demandas, sem esperar que as coisas simplesmente aconteçam.

Um corretor proativo identifica potenciais clientes antecipadamente e toma atitudes, com planejamento, mas sem esperar o momento ideal.

Com proatividade, você agarra oportunidades que muitas vezes ainda não foram detectadas por outros corretores. Resultado? Mais contratos fechados e sonhos realizados.

Não espere o cliente chegar até você. Faça uma busca ativa e constante de novas oportunidades!


Buscando novos horizontes para a sua carreira? Conheça o CI!

Além de todas as habilidades comentadas em nosso conteúdo, sabemos, enquanto empresa de tradição no segmento imobiliário, que uma boa infraestrutura influencia positivamente as transações de compra e venda de imóveis.

O Centro Imobiliário é referência em compra e venda de imóveis no litoral Sul de São Paulo e oferece todo o respaldo que você, corretor, necessita. Além de treinamentos constantes e materiais exclusivos, disponibilizamos uma estrutura de ponta que alia tecnologia e processos bem definidos.

Como dissemos anteriormente, temos departamentos próprios de Marketing, Tecnologia e Jurídico formados por especialistas, além de uma correspondente CAIXA exclusiva, prontos para sanar todas as dúvidas sobre financiamento imobiliário.

Nosso site é constantemente atualizado e intuitivo, facilitando a navegação do usuário e, claro, a atuação do corretor. São mais de 8 mil imóveis disponíveis em toda a região de Itanhaém e Peruíbe.

Se você deseja expandir a sua carreira no setor imobiliário, o CI é seu parceiro. Continue acompanhando os nossos artigos, porque temos muito conteúdo de valor para a sua trajetória profissional!

Junte-se a mais de 28.000 pessoas

Entre para a lista e receba conteúdos e ofertas exclusivas por e-mail ou WhatsApp

Você também pode gostar

Material gratuito

Quer realizar o sonho de morar na praia? Comece pelo nosso conteúdo exclusivo

Buscando um imóvel?

Encontre as melhores ofertas, divididas por categoria

© 2021 Centro Imobiliario LTDA – CRECI J-22277