5 novos hábitos para comprar um imóvel ano que vem

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on facebook
Share on twitter

Você e sua família “bateram o martelo” e decidiram realizar o sonho da casa na praia? Ótima decisão! Nada mais vigoroso do que aproveitar belíssimos dias de alegria ao lado da família e dos amigos, não é?

Para tornar essa meta ainda mais realista, organizar-se financeiramente deve ser uma das suas prioridades. Afinal, estamos falando sobre uma transação que envolve alto valor monetário e, por isso, exige planejamento prévio.

Engana-se quem pensa que existe um momento exato para começar a se planejar. Sempre é tempo! Começando agora, e unindo toda a família em prol de um mesmo objetivo, é possível adotar novos hábitos e aproximar cada vez mais o sonho da realidade.

No artigo de hoje vamos te mostrar 5 novos hábitos para comprar sua casa de praia com mais tranquilidade. Reúna a família e, juntos, continuem a leitura!

 

Comprar imóvel financiado ou à vista?

Definir qual a melhor forma de custear o seu novo imóvel vai de encontro ao momento financeiro de cada família. Tanto a solicitação de crédito imobiliário, quanto a compra à vista, oferecem boas possibilidades de negociação ao comprador.

De um lado, os juros do financiamento imobiliário, mesmo recebendo algumas reduções, como a mais recente anunciada pela Caixa, se mostram custosos aos olhos de alguns compradores. Do outro, pode haver um receio de direcionar todas as economias de uma vida inteira na aquisição de um único bem – mesmo que seja a realização de um sonho.

Em ambos os cenários, o mais adequado é contrabalancear os prós e contras de cada alternativa. Contar com a consultoria de um profissional da área, especialmente no que se refere às questões de crédito imobiliário, é uma boa pedida.

Aqui no CI, por exemplo, temos uma correspondente bancária disponível para todos os nossos clientes. Além de simulações e informações sobre o financiamento bancário e seus processos, é possível avaliar caso a caso e definir a melhor estratégia para o pagamento do imóvel.

Independente do modo de pagamento escolhido, revisar alguns hábitos e modificá-los, a fim de manter a vida financeira estável e pagar o seu imóvel com tranquilidade, é fundamental. A seguir, selecionamos 5 tópicos que podem ser considerados neste momento.


1. Compartilhar metas e objetivos com a família

O primeiro passo, talvez um dos mais importantes para quem deseja comprar um imóvel, é envolver toda a família no processo. Já dizia Raul Seixas: “Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”.

Neste momento, todos os membros devem ter plena consciência de quais ações deverão ser realizadas para a conquista do objetivo final. E sim, isso só é possível com transparência e muito diálogo.


2. Avaliar os hábitos de consumo

Embora seja uma prática altamente indicada por profissionais de finanças, nem todos têm o costume de acompanhar de perto seus hábitos de consumo. Mas alertamos aqui: autoconhecimento é tudo!

Fazer um raio-x dos hábitos financeiros diários é um exercício potente que pode contribuir – e muito – com o sonho da casa nova.

Proponha-se a, durante 30 dias, registrar todas as suas receitas e despesas. Inclua movimentações de todos os setores da vida, como educação, saúde, alimentação e, especialmente, custos com lazer e consumos diários de pequenos valores.

Este exercício facilita a reflexão sobre as reais prioridades da família, destacando a necessidade de realizar alguns ajustes para que o objetivo seja atingido com êxito.

Mas não para por aí. Após o acompanhamento minucioso de 1 mês, desenvolva um orçamento doméstico realista, que atenda as reais necessidades da sua família e, simultaneamente, permita a compra da casa na praia.


3. Renegociar as dívidas e quitar contratos de alto valor

Ter um orçamento mensal “no verde” proporciona mais tranquilidade para o pagamento das parcelas de financiamento. Se sua intenção for comprar à vista, esse alívio também é necessário, uma vez que por um certo período você precisará economizar o montante ideal para a compra.

Aqui, é fundamental buscar soluções para quitar as dívidas, sobretudo os contratos de alto valor. Neste cenário, podemos considerar também dívidas com cartões de crédito, que possuem juros acentuados e podem comprometer a renda futura.

Faça uma análise de todas as contas pendentes, atrasadas ou não. Sobre as dívidas vencidas, priorize aquelas que acumulam maior carga de juros ao longo do período. Usualmente, as instituições oferecem boas condições para regularização.


4. Construir uma reserva para os custos extras da transação

Você sabia que os custos da compra de um imóvel não se resumem ao valor do bem? Para que a transferência entre vendedor-comprador e o registro sejam efetivados, algumas taxas são cobradas.

Estas taxas, especificamente a escritura e o ITBI, são de caráter estadual e municipal, variando entre cidades e estados. Dependendo do valor do imóvel, podem representar de 2 a 3% do valor do imóvel.

Temos um conteúdo aqui no blog que aborda, em detalhes, a cobrança de ITBI e valor da escritura. As informações podem te auxiliar na construção da sua reserva financeira. Vale a dica!

Quando o contrato de financiamento é firmado, as despesas com ITBI e escritura podem ser inclusas na transação. Se o imóvel for comprado à vista, cabe ao comprador arcar com o pagamento das referidas taxas.


5. Pesquisar periodicamente imóveis disponíveis para venda

Além dos atributos financeiros, um processo de compra mais tranquilo exige um amplo leque de oportunidades. Tendo em mente qual a cidade que você deseja comprar o imóvel, os valores disponíveis para a transação e o momento em que você deseja concretizá-la, o caminho torna-se relativamente mais simples.

Como forma de otimizar tempo e estreitar as relações entre corretores e potenciais compradores, as melhores imobiliárias utilizam ferramentas como sites e redes sociais, a fim de divulgar suas carteiras de imóveis.

Para encontrar o imóvel dos sonhos e se preparar para comprá-lo, uma boa dica é visitar periodicamente os sites e redes sociais, selecionando sempre as características que atendem sua família.

O Centro Imobiliário possui um site moderno e intuitivo, com mais de 8 mil imóveis catalogados, munidos das informações que você precisa.

Também publicamos nas nossas redes, semanalmente, o imóvel destaque da semana. Tudo para otimizar a busca dos nossos clientes!

Se você pensa que a realização do seu sonho parece muito distante, comprovamos que conquistar este objetivo está muito mais perto do que imagina! Planeje-se, cumpra os passos que determinou e viva com alegria na sua casa de praia, aqui no Litoral Sul, já no próximo ano!

O CI está disponível para te ajudar nessa trajetória. Entre em contato com a nossa equipe pelo site ou pelo Whatsapp e saiba mais.

Junte-se a mais de 28.000 pessoas

Entre para a lista e receba conteúdos e ofertas exclusivas por e-mail ou WhatsApp

Você também pode gostar

Material gratuito

Quer realizar o sonho de morar na praia? Comece pelo nosso conteúdo exclusivo

Buscando um imóvel?

Encontre as melhores ofertas, divididas por categoria

© 2021 Centro Imobiliario LTDA – CRECI J-22277