Centro Imobiliário
Duas pessoas apertando as mãos e selando um acordo para vender um imóvel

Vender um imóvel não é uma tarefa simples, mas seguindo algumas dicas podemos fazer com que esse processo seja menos burocrático e mais ágil.

Confira as informações e entenda como vender seu imóvel mais rapidamente:

Cuidados com a estrutura do imóvel

Primeiramente, evite grandes reformas antes de vender um imóvel. Caso a sua casa precise de um reparo, converse com o comprador e negocie o melhor formato para vocês.

Por outro lado, uma casa com vidros quebrados, tinta antiga e piso encardido causa uma impressão ruim, o que fatalmente dificultará a venda.

Consertando alguns destes detalhes, você melhora e muito a impressão deixada no possível comprador, ao visitar seu imóvel. Tudo isso por um custo razoavelmente baixo.

Se atente aos pequenos consertos e negocie as reformas estruturais com o potencial comprador.

Defina um valor justo

Geralmente, quando moramos muito tempo em um imóvel, tendemos a colocar valor sentimental na casa. Porém, no momento de definir o valor a ser pedido para vender o imóvel, precisamos manter os pés no chão.

Segundo especialistas, a estratégia de pedir um pouco a mais para negociar no momento da venda é furada, pois o seu anúncio não vai aparecer tão frequentemente nos filtros de preço usados por potenciais compradores e, portanto, terá menos visualizações.

No momento de definir o valor de venda do imóvel, use a internet a seu favor. Pesquise os sites das imobiliárias da região e confira o valor do metro quadrado que está sendo praticado.

Veja também o preço praticado em imóveis semelhantes aos seu e na mesma localização.

Além das pesquisas, o ideal é que você conte com o auxílio e o acompanhamento de um corretor de imóveis especialista. Ele poderá te auxiliar a entender o momento do mercado e juntos devem chegar ao valor ideal para a negociação.

O visual e a organização são importantes

Não adianta você ter um bom anúncio e um valor aceitável se, no momento da visita, seu imóvel estiver sujo ou desorganizado.

O provável comprador precisa se sentir em casa nesta etapa do processo. Por isso, o seu imóvel deve despertar nele a vontade de permanecer ali e formar um lar.

A dica é manter a casa limpa e organizada e evitar objetos decorativos que demonstrem os gostos pessoais do atual proprietário.

Por isso, o excesso de decoração ou objetos que não necessariamente são do gosto do possível comprador podem atrapalhar a impressão deixada.

Confira alguns exemplos:

  • Escudos de time de futebol
  • Objetos religiosos
  • Porta-retratos
  • Tecidos decorativos espalhados pelos móveis
  • Excesso de objetos nas superfícies (jarras, estatuetas, brinquedos, objetos de cozinha, quadros, etc)
  • Decorações festivas

O ideal é despersonalizar a casa para que a pessoa consiga se enxergar no imóvel. Quanto mais clean o ambiente, mais fácil do visitante imaginar seus próprios objetos e decoração em cada cômodo.

Garanta as melhores fotos

Esse é um item muito importante para facilitar o processo de vender um imóvel! Pesquisas afirmam que mais de 80% das pessoas que compram um imóvel tiveram contato virtual com ele antes da aquisição. Isso significa que as fotos do imóvel na internet são determinantes no momento de vendê-lo.

Algumas imobiliárias contam com serviços de um fotógrafo especialista que irá até a sua casa e tirará as melhores fotos. Nós, do Centro Imobiliário, acreditamos neste diferencial e possuímos um profissional da área para realizar esse processo.

De qualquer maneira, seja para tirar fotos do imóvel ou para prepará-lo para futuras visitas, comece organizando a casa e retirando objetos pessoais dos cômodos.

Câmera fotográfica

Caso você mesmo queira fotografar sua casa à venda, prefira usar uma máquina digital ou um celular com boa resolução e procure os melhores ângulos para as imagens, que mostrem o ambiente como um todo e não apenas alguns recortes.

Separe os documentos necessários para vender o imóvel

Logo que optar por vender seu imóvel, verifique se os documentos do mesmo estão organizados e deixe-os separados para eventuais consultas. Confira abaixo a lista do que você irá precisar:

Documentos do proprietário do imóvel

Para vender o imóvel à vista:

  • RG/CPF
  • Certidão de estado civil
  • Comprovante de endereço

Documentos do imóvel

Imóveis Usados Financiados Via Banco Privado:

  • Registro do  imóvel com a averbação da construção.
  • Espelho do IPTU

Imóveis Novos Financiados via Caixa Econômica Federal (MCMV):

  • Registro do  imóvel com a averbação da construção.
  • Espelho do iptu
  • ART/RRT de projeto
  • ART/RRT de execução de obra
  • Declaração de execução de elementos construtivos (modelo CAIXA)

Procure uma imobiliária de confiança

No momento de procurar uma imobiliária, você precisa se atentar às operações comerciais já realizadas por essa empresa. Você precisa estar seguro para ceder seus documentos para essa imobiliária, bem como em movimentar significativos valores financeiros em parceria com eles.

O Creci (Conselho regional de Fiscalização do profissional Corretor de Imóveis) é o órgão que regulamenta a profissão de Corretor de Imóveis e o funcionamento das imobiliárias. Todas devem contar com corretores regularizados junto ao Creci, e só assim poderão prestar um serviço seguro e eficaz para os seus clientes.

Além disso, a imobiliária precisa prestar suporte completo para você em todo o processo da venda do imóvel. Disponibilizar o serviço de assessoria jurídica e para os seus clientes é um diferencial e garante a sua segurança, questione sua imobiliária sobre esse serviço.

Os corretores são especialistas em imóveis, são eles que conhecem profundamente o mercado e podem auxiliar você no processo de venda do seu imóvel. Portanto, ao escolher seu corretor tire todas as dúvidas que possa ter, questione os pormenores até se sentir confortável no processo.

Comentários

  • Quais documentos preciso para vender meu imóvel? - Centro Imobiliário
    Quais documentos preciso para vender meu imóvel? - Centro Imobiliário
    reponder
    jul 03 2019
    […] no blog, também demos algumas dicas sobre como vender seu imóvel mais rápido, […]

Deixe um comentário