Quer vender um imóvel e não quer passar dor de cabeça com a parte burocrática? Então é importante saber com antecedência quais são todos os documentos que você precisa apresentar na venda de um imóvel.
A documentação que é exigida na venda de um imóvel depende do seu perfil. Por isso, é importante conferir todos os grupos para se concentrar naquele onde você se encaixa. É o caso da divisão em pessoas solteiras, casadas, divorciadas e viúvas.
Além disso, tenha atenção ao fato de que são exigidas cópias de muitos desses documentos. Não basta apenas levar os originais.
Para não se confundir, experimente separar tudo o que será apresentado em uma pasta de maneira organizada.
Veja a seguir quais são os documentos necessários para vender um imóvel de acordo com cada perfil de pessoa física:
Pessoas solteiras
- Cópia do documento de identidade (RG);
- Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Cópia de um comprovante de residência;
- Cópia do comprovante de estado civil, que, neste caso, é a certidão de nascimento;
- Comprovante de residência;
- Matrícula do imóvel;
- Certidões negativas de:
- ações na Justiça Federal;
- ações cíveis e criminais da Justiça Estadual;
- interdição, tutela e curatela;
- ações trabalhistas da região que mora e que o imóvel está localizado;
- Débitos trabalhistas;
- Débitos com a Receita Federal;
- protesto de títulos;
- débitos de IPTU do imóvel que pretende vender.
Pessoas com menos de 21 anos
- Todos os documentos de pessoa física (solteiros);
- Cópia da Escritura de Emancipação;
- Se o menor tiver menos de 16 anos, não poderá ser emancipado, neste caso a venda só poderá ser feita com autorização judicial.
Pessoas casadas
- Todos os documentos de pessoa física (solteiros);
- Certidão de Casamento;
Pessoas casadas (com comunhão total de bens ou separação total de bens)
- Todos os documentos de pessoa física (casados);
- Pacto antenupcial.
Pessoas divorciadas
- Todos os documentos de pessoa física (solteiros);
- Certidão de Casamento com averbação da separação ou divórcio.
Pessoas viúvas
- Todos os documentos de pessoa física (solteiros);
- Certidão de Casamento com averbação do óbito ou certificado de óbito do cônjuge.
Pessoas com participação em empresas
Se o vendedor tem participação em empresa, também terá que apresentar certidões negativas de:
- ações na Justiça Federal da empresa;
- ações cíveis em geral.
- ações de falência, concordata e recuperação;
- ações trabalhistas da região da sede da empresa;
- Débitos trabalhistas.
- Débitos com a Receita Federal;
- protesto de títulos;
- com o FGTS.
Há momentos da vida em que não dá para fugir da burocracia. No entanto, o que podemos fazer é tornar esse processo mais rápido e fácil com a devida organização.
Agora você já tem uma lista fácil de consultar com todos os documentos requisitados para vender o seu imóvel.
Lembre-se de considerar o seu perfil e preparar as cópias necessárias para que o seu processo de venda do imóvel seja eficaz.
Aqui no blog, também demos algumas dicas sobre como vender seu imóvel mais rápido, confira!