Centro Imobiliário

Moedas empilhadas

Você sabe como financiar um imóvel?

Em tempos de crise, o sonho de adquirir um imóvel parece distante, mas o financiamento bancário pode te ajudar nessa empreitada.

Com o financiamento, seu imóvel pode ser pago em até 35 anos, com taxas de juros acessíveis e formas de pagamento facilitadas.

Confira abaixo o passo a passo para financiar o seu imóvel e as dúvidas frequentes de quem pretende financiar.

1. Simulação de Crédito Bancário

O primeiro passo para financiar o imóvel dos seus sonhos é fazer uma simulação bancária.

É através da simulação bancária que você saberá qual o valor de imóvel cabe no seu orçamento, assim como a entrada solicitada para a aquisição desse imóvel e o valor mensal da parcela que você irá pagar.

Entretanto, tenha no radar que o valor financiado não poderá ultrapassar 30% da sua renda bruta e que não é possível financiar um imóvel sem entrada (o mínimo de entrada no momento da aquisição é 20%).

Se o resultado da sua simulação bancária estiver dentro do esperado por você, passamos ao próximo passo, que é a aprovação do seu crédito bancário.

2. Aprovação do Crédito bancário

Se você estiver contando com a assessoria do Centro Imobiliário na aquisição do seu imóvel, você contará com o auxílio de uma correspondente bancária exclusiva!

Dessa forma, você terá auxílio para agilizar a aprovação do seu financiamento junto a instituição bancária que apresentar as maiores vantagens para você.

Para a aprovação do seu crédito bancário você precisará dos seguintes documentos:

  • Documento de identificação (RG ou CNH);
  • Certidão e estado civil (nascimento, casamento ou em caso de divórcio é necessário apresentar a averbação do mesmo);
  • Comprovante de renda atualizado (holerite ou declaração de IR com extrato bancário);
  • Comprovante de endereço atualizado;
  • Número do PIS ou cartão cidadão.

Após a entrega dessa documentação para a correspondente bancária ou banco é feita a análise do crédito e seu financiamento é aprovado.

3. Vistoria do Imóvel

Após a aprovação do seu financiamento bancário o próximo passo será solicitar a vistoria do imóvel.

Na vistoria o banco terá a garantia de que o imóvel está devidamente apto para moradia.

4. Entrega das Chaves

Após o laudo do imóvel ser aprovado, são emitidos os formulários para assinatura do comprador, análise final do mesmo e por fim, assinatura do contrato junto ao banco.

Depois desses trâmites, é necessário o envio de toda a documentação para o cartório da cidade para registro e, após cerca de 15 dias, o banco fará o pagamento para o vendedor.

Nesse momento é a hora de comemorar! O imóvel é oficialmente seu e a imobiliária fará a entrega das chaves.

Questões Frequentes

Apesar de parecer simples, o processo de financiamento bancário pode conter algumas questões burocráticas e alguns pormenores que confundem a organização de quem não está familiarizado com o assunto.

Confira as respostas a alguns desses questionamentos logo abaixo.

Posso usar meu FGTS na aquisição do imóvel?

Para usar o FGTS na aquisição de um imóvel você precisa se enquadrar em algumas regras, são elas:

  • Você não poderá ser proprietário, possuidor, promitente comprador, usufrutuário ou cessionário de nenhum imóvel, concluído ou em construção;
  • Você deve morar ou trabalhar nas cidades vizinhas da cidade aonde está localizado o imóvel que você desejar adquirir. Quem mora na baixada santista, por exemplo, pode utilizar o FGTS para adquirir um imóvel em Peruíbe. A cidade de Itanhaém, também no litoral sul de São Paulo, tem uma particularidade e permite o uso do FGTS de moradores da capital
  • Não possuir financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH), em qualquer parte do País.
  • Ter mais de 3 anos de registro em carteira profissional

O meu perfil permite acesso ao subsídio do programa Minha casa Minha Vida?

O Programa Minha Casa Minha Vida subsidia a aquisição da casa ou apartamento próprio para famílias com renda até 1,8 mil reais e facilita as condições de acesso ao imóvel para famílias com renda até de 7 mil, desde que ainda não tenham imóvel.

Para saber se você tem direito aos benefícios do Minha Casa Minha Vida faça a simulação de crédito bancário (ver item 1 desse texto).

Já tenho um imóvel, posso financiar outro?

Sim, você pode financiar outro imóvel.

Além da entrada como parte do pagamento, terei mais algum custo imediato?

Sim, você deverá arcar com o custo referente a escritura de compra e venda do imóvel.

Esse custo varia conforme a cidade em que o imóvel está localizado, porém ele gira em torno de 6% a 7% sobre o valor de compra e venda.

Já este valor deve ser pago à vista no momento da assinatura do contrato.

E financiar um imóvel já financiado, é possível?

O financiamento de imóveis é um dos formatos de empréstimos mais longos que existem, podendo chegar a 35 anos.

Nesse período, muitas vezes o proprietário muda de ideia, desejando assim vender o imóvel. Apesar de parecer complexo, esse trâmite é simples e feito automaticamente pelo banco.

Se o comprador também optou pelo financiamento, o próprio banco irá tocar o processo. No dia da assinatura do contrato, após a análise da documentação e liberação do crédito, o banco fará a quitação do financiamento anterior e liberação do saldo na conta do vendedor.

Com relação ao novo proprietário, é feito um novo contrato de financiamento e, a partir daí, ele quitará as parcelas em aberto diretamente com a instituição bancária.

Entretanto, se o novo proprietário realizar o pagamento à vista, o vendedor deverá ir até a Caixa para efetuar a quitação do imóvel, liberando-o para o vendedor e passando a escritura pública.

Uma observação importante: a dívida do financiamento não é a soma de todas as parcelas a vencer, mas o saldo devedor, composto pelo valor inicial do financiamento com as devidas correções e amortizações.

Se você ainda tem dúvidas sobre financiamento bancário, entre em contato com um consultor do Centro Imobiliário e conte com o nosso suporte para auxiliar a você e sua família durante a aquisição do imóvel dos seus sonhos.

Estamos sempre à disposição para te auxiliar!

 

Comentários

  • Meriton
    Meriton
    reponder
    jan 26 2019
    Estou financiando um imóvel em R $21.000,00 entrada mais qto R $ 2.600,00 + 8.600,00 para finciar R $ 184.000,00 ainda devo pagar algo na assinatura do contrato
  • Quando comprar um imóvel? Descubra agora mesmo
    Quando comprar um imóvel? Descubra agora mesmo
    reponder
    fev 21 2019
    […] Falando nisso, nós escrevemos aqui no blog sobre o passo a passo de um financiamento imobiliário. […]

Deixe um comentário