Centro Imobiliário
Praia dos Pescadores
Foto: Praia dos Pescadores / Reprodução: Prefeitura de Itanhaém

Localizada a 60 km de Santos está o município de Itanhaém, repleto de belezas naturais e muita história. Uma cidade em constante desenvolvimento para ser cada vez melhor tanto aos moradores quanto aos turistas que visitam e se encantam pela região.

A cidade é repleta de belas praias, pontos turísticos e gastronômicos e ainda conta com uma linda história.

História de Itanhaém

Fundada por Martim Afonso de Souza em 22 de abril de 1532, Itanhaém é a segunda cidade mais antiga do Brasil! Os turistas que visitam a cidade têm a possibilidade de conhecer locais que retratam e remetem à sua história de forma fiel.

No ano de 1561, Itanhaém ganhou o status de Vila, sendo considerada mais tarde um município, já contando com construções de grande porte e desenvolvendo-se constantemente.

A cidade é a terra natal de importantes figuras da cultura brasileira, como Alfredo Volpi, Benedito Calixto e Emídio de Souza.

Cercada pela natureza

Itanhaém tem cerca de 300 km² de Mata Atlântica e uma bacia hidrográfica de cerca de 912 km² de rio. Além disso, o Oceano Atlântico banha 26 km de praias, baías, pequenas enseadas e costões rochosos.

A cidade é um dos maiores detentores de Matas de Restinga (vegetação presente nos bancos de areia em algumas praias da costa brasileira) da região. As áreas que possuem restinga são protegidas por leis ambientais.

O Parque Ecológico de Itanhaém é uma área com baixo índice de desmatamento e uso agrícola. E com isso, Itanhaém tem se empenhado em desenvolver projetos de educação ambiental para a preservação da natureza.

Motivos para morar em Itanhaém

Tranquilidade do interior, mas perto dos grandes centros

Uma das nove cidades que compõem a Região Metropolitana da Baixada Santista, Itanhaém faz divisa com as cidades de São Paulo, São Vicente, Juquitiba, Pedro de Toledo, Peruíbe e Mongaguá.

Para chegar até a cidade há duas estradas de acesso, Padre Manoel da Nóbrega e Régis Bittencourt (BR 116). A cidade fica a cerca de 60 km de Santos e, dependendo do ponto de chegada em São Paulo, a distância até a capital é de 110km.

E para quem utiliza o transporte rodoviário, há ônibus direto de São Paulo, no terminal Jabaquara, para Itanhaém.

Itanhaém e o FGTS

E para os paulistanos que estão à procura de tranquilidade e qualidade de vida, uma opção na hora de adquirir seu imóvel é a possibilidade da utilização do FGTS.

Uma das regras para a utilização do FGTS na aquisição da casa própria é que a cidade onde a pessoa reside ou trabalha deve fazer divisa com a cidade onde o imóvel se localiza.

E como foi dito anteriormente, São Paulo é uma das cidades que faz divisa com Itanhaém! Mas lembre-se, você não pode ter outro imóvel em seu nome e deve ter três anos ou mais de trabalho sob o regime do FGTS.

Saiba mais detalhes aqui.

Minha Casa Minha Vida

O Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) é conhecido por facilitar o acesso ao financiamento de imóveis com planos atrativos para as famílias que necessitam de crédito e baixas taxas de juros.

Após ultrapassar a marca de 100 mil habitantes, o município de Itanhaém conta agora com o financiamento de imóveis de até R$ 230 mil e taxa de juros 5,5% ao ano, através do programa do Governo Federal.

Você pode conferir todos os detalhes sobre o programa e o seu uso na compra de imóveis em Itanhaém neste artigo.

Aumento da economia municipal e infraestrutura

Segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, entre 2015 e 2017, Itanhaém teve 2,84% de crescimento econômico em relação aos anos anteriores.

Com o aumento econômico na cidade, a chegada de novos moradores também tem crescido. Mesmo com o crescimento populacional, a cidade mantém característica de cidade pequena, por exemplo, sem o trânsito caótico das grandes cidades.

Muitos não sabem, mas há na cidade o Aeroporto Estadual de Itanhaém, onde há uma pista de pouso e decolagem. Além disso, em 2017, o Hospital Regional de Itanhaém recebeu novas instalações e equipamentos de última geração.

Praias de Itanhaém

As praias de Itanhaém têm aproximadamente 26 quilômetros de extensão, sendo ao todo 14 praias. As mais frequentadas pelos turistas são: Praia dos Pescadores, Praia dos Sonhos e Cibratel.

Praia dos Pescadores

A Praia dos Pescadores é muito frequentada pelos surfistas, pois neste entre o Morro do Sapucaitava e a Ilha das Cabras é onde se formam as melhores ondas.

É também o local onde os barcos dos pescadores entram e saem do mar.

Além disso, o local ficou famoso devido às gravações da primeira versão da novela Mulheres de Areia.

Praia dos Sonhos

Com cerca de 800 metros de extensão, a Praia dos Sonhos é composta por rochas, área verde e uma longa faixa de areia.

É nesta área que localizam-se dois dos pontos turísticos mais procurados e visitados da cidade: a Cama de Anchieta e a Passarela.

Praia do Cibratel

No bairro do Cibratel a praia ficou conhecida pelo nome do bairro, assim como diversas praias da cidade, que acabam recebendo o nome dos bairros onde ficam localizada.

Na Praia do Cibratel você encontrará bares, hotéis, quiosques e ótima balneabilidade durante o ano todo.

Mas não pense você que Itanhaém se resume às praias. A cidade conta com programações que vão além do mar e da areia. Confira aqui o que você pode fazer na cidade até mesmo nos dias frios.

Comentários

  • Descubra as atrações da Praia do Sonho, em Itanhaém - Centro Imobiliário
    Descubra as atrações da Praia do Sonho, em Itanhaém - Centro Imobiliário
    reponder
    jun 01 2019
    […] Itanhaém é uma cidade repleta de belezas naturais e históricas esperando para ser descobertas por você e sua família. Desfrutar de um paraíso de nome muito apropriado como a Praia do Sonho pode se tornar realidade, basta planejar o seu próximo roteiro de férias. […]
  • Marcelo
    Marcelo
    reponder
    mar 17 2020
    Amei esta cidade sonho em morar nela moro em Paraty RJ mais ainda vou morar em Itanhaém.

Deixe um comentário