Quais os documentos necessários para vender meu imóvel?

Documentos em cima de uma mesa
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Quer vender um imóvel e não quer passar dor de cabeça com a parte burocrática? Então é importante saber com antecedência quais são todos os documentos que você precisa apresentar na venda de um imóvel.

A documentação que é exigida na venda de um imóvel depende do seu perfil. Por isso, é importante conferir todos os grupos para se concentrar naquele onde você se encaixa. É o caso da divisão em pessoas solteiras, casadas, divorciadas e viúvas.

Além disso, tenha atenção ao fato de que são exigidas cópias de muitos desses documentos. Não basta apenas levar os originais.

Para não se confundir, experimente separar tudo o que será apresentado em uma pasta de maneira organizada.

Veja a seguir quais são os documentos necessários para vender um imóvel de acordo com cada perfil de pessoa física:

Pessoas solteiras

  • Cópia do documento de identidade (RG);
  • Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Cópia de um comprovante de residência;
  • Cópia do comprovante de estado civil, que, neste caso, é a certidão de nascimento;
  • Comprovante de residência;
  • Matrícula do imóvel;
  • Certidões negativas de:
    • ações na Justiça Federal;
    • ações cíveis e criminais da Justiça Estadual;
    • interdição, tutela e curatela;
    • ações trabalhistas da região que mora e que o imóvel está localizado;
    • Débitos trabalhistas;
    • Débitos com a Receita Federal;
    • protesto de títulos;
    • débitos de IPTU do imóvel que pretende vender.

Pessoas com menos de 21 anos

  • Todos os documentos de pessoa física (solteiros);
  • Cópia da Escritura de Emancipação;
  • Se o menor tiver menos de 16 anos, não poderá ser emancipado, neste caso a venda só poderá ser feita com autorização judicial.

Pessoas casadas

  • Todos os documentos de pessoa física (solteiros);
  • Certidão de Casamento;

Pessoas casadas (com comunhão total de bens ou separação total de bens)

  • Todos os documentos de pessoa física (casados);
  • Pacto antenupcial.

Pessoas divorciadas

  • Todos os documentos de pessoa física (solteiros);
  • Certidão de Casamento com averbação da separação ou divórcio.

Pessoas viúvas

  • Todos os documentos de pessoa física (solteiros);
  • Certidão de Casamento com averbação do óbito ou certificado de óbito do cônjuge.

Pessoas com participação em empresas

Se o vendedor tem participação em empresa, também terá que apresentar certidões negativas de:

  • ações na Justiça Federal da empresa;
  • ações cíveis em geral.
  • ações de falência, concordata e recuperação;
  • ações trabalhistas da região da sede da empresa;
  • Débitos trabalhistas.
  • Débitos com a Receita Federal;
  • protesto de títulos;
  • com o FGTS.

Há momentos da vida em que não dá para fugir da burocracia. No entanto, o que podemos fazer é tornar esse processo mais rápido e fácil com a devida organização.

Agora você já tem uma lista fácil de consultar com todos os documentos requisitados para vender o seu imóvel.

Lembre-se de considerar o seu perfil e preparar as cópias necessárias para que o seu processo de venda do imóvel seja eficaz.

Aqui no blog, também demos algumas dicas sobre como vender seu imóvel mais rápido, confira!

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