3 estágios emocionais que você passará durante a compra de um imóvel

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on facebook
Share on twitter

Localização, preço, metragem, acabamento, área de lazer. Estes são alguns aspectos avaliados durante a compra de um imóvel. Essa análise é considerada racional, uma vez que engloba questões técnicas relacionadas à transação.

Mas você sabia que as emoções também surgem com força neste processo? O desejo por uma casa nova, um lar aconchegante e repleto de amor aflora os nossos melhores sentimentos. 

Casa deve ser lar. Lar é amor e proteção!

Quando falamos sobre a aquisição de um imóvel novo, estamos falando sobre conforto, amor e proteção. Tal compra abrange elementos psicológicos inconscientes que remetem à realização pessoal, felicidade e compaixão.

A propósito, antes de tudo é preciso compreender a representação de uma casa na vida da família brasileira. 

Dentro do imóvel vivemos momentos inesquecíveis ao lado das pessoas que amamos. Compartilhamos momentos, criamos memórias e celebramos conquistas. Tais aspectos são fundamentais para uma vida mais feliz.

Quando a compra refere-se ao segundo imóvel, estes sentimentos são ainda maiores. Afinal, uma casa de veraneio se transforma no cenário perfeito para momentos inesquecíveis em família, junto dos amigos, com muito descanso, diversão e relaxamento. 

Se você mora em uma grande metrópole e busca uma vida mais equilibrada, a qualidade de vida é outro aspecto relevante. E isso, é claro, também aflora suas emoções.

Dentre todos os descritores de emoções presentes na Escala CES (Consumption Emotions Set), ao adquirir um imóvel você passará ao menos por 3 estágios, os quais veremos agora.

A Escala CES foi criada em 1917. Com uma pontuação que varia de 1 a 5, ela mede as emoções positivas e negativas, considerando o comportamento de compra dos consumidores.

1. Surpresa

O estágio da surpresa pode ser vivenciado em inúmeros cenários. Seja pela surpresa em encontrar um imóvel que se encaixe perfeitamente às necessidades da sua família, seja pela surpresa da resposta positiva àquele financiamento imobiliário tão desejado.

Há quem vivencie também o aspecto negativo da surpresa. E está tudo bem, pois faz parte do processo. Nem sempre o enlace perfeito é conquistado nas primeiras visitas aos imóveis. 

O segredo, neste caso, é ter em mãos um amplo leque de possibilidades, o que é facilitado com o suporte de uma imobiliária que tenha um catálogo variado, além de tradição e autoridade no segmento.

2. Encantamento

Sabe quando você visita o último dos 5 imóveis previstos e, ao entrar pela porta, já consegue imaginar os seus móveis no lugar ou  seus filhos correndo pela casa? Este é chamado estágio de encantamento

Isso acontece quando o comprador realmente se desliga de todas as opções anteriores e tem olhos somente para o imóvel atual. O verdadeiro ”amor à primeira visita”.

Neste momento, devido ao encontro do imóvel ideal para as suas necessidades, as avaliações pré-compra são aceleradas, tornando o processo bem mais ágil.

3. Alegria ou Satisfação

O sentimento de alegria vem das experiências positivas vivenciadas na jornada de consumo. 

Quando o comprador alcança seus objetivos, principalmente devido ao suporte de excelência prestado pelo parceiro imobiliário, a sensação de satisfação se relaciona ao sonho realizado – que, neste caso, é a compra de um imóvel.

Outro aspecto relevante é o sentimento de cuidado, importância, respeito e consideração ao cliente, por parte do vendedor.

Razão x Emoção: o que considerar na compra de um imóvel?

Um pouco de cada. Ao mesmo tempo em que a compra de um imóvel é carregada de sentimentos bons, sobretudo por trazer à tona o amor presente na rotina familiar, é preciso manter os pés no chão.

Saber exatamente o que está dentro das possibilidades financeiras da família, alinhando os desejos ao cenário real, é fundamental. A propósito, contrabalancear a razão e a emoção, além de proporcionar uma decisão financeira mais tranquila, reduz expectativas e minimiza as possibilidades de frustrações futuras. 

Deste modo, um bom planejamento e uma busca otimizada de imóveis, com o suporte de um corretor de imóveis qualificado, podem te ajudar.

Conte com o Centro imobiliário neste processo. Somos referência em compra e venda de imóveis no Litoral Sul de São Paulo. Fale com um de nossos corretores e conquiste sua tão sonhada casa na praia!

Junte-se a mais de 28.000 pessoas

Entre para a lista e receba conteúdos e ofertas exclusivas por e-mail ou WhatsApp

Você também pode gostar

Material gratuito

Quer realizar o sonho de morar na praia? Comece pelo nosso conteúdo exclusivo

Buscando um imóvel?

Encontre as melhores ofertas, divididas por categoria

© 2021 Centro Imobiliario LTDA – CRECI J-22277